skip to Main Content
Entre em contato: +55 11 95133-2600
Aventuras Portenhas

Aventuras portenhas

Mais um dia de bastante trabalho por aqui. Enquanto alguns participantes iam atrás de fontes para finalizar suas matérias, outros iam em direção ao metro para conhecer a cede do Chequeado, projeto que se dedica a verificação do discurso público, ao acesso à informação e a abertura de dados.

Chegando lá, fomos recebidos por Laura Zommer, diretora do projeto, que nos explicou todo o funcionamento dos “chequeos”. O chequeado dedica-se a verificar a veracidade de informações publicadas. Laura explicou que, para fazer uma boa checagem é preciso passar por oito etapas fundamentais:

  1. Selecionar uma frase ou dado público
  2. Ponderar sua relevância
  3. Consultar a fonte original
  4. Consultar a fonte oficial
  5. Consultar fontes alternativas
  6. Contextualizar
  7. Confirmar, relativizar ou desmentir a afirmação
  8. Qualificar

Desta forma, o Chequeado segue há 3 anos, financiado por diferentes doadores. Seu principal objetivo é ser imparcial e fornecer às pessoas a maior quantidade e qualidade de dados possíveis, para que a informação deixe de ser um privilégio. Além disso, investe em desenvolver a capacidade de colocar em dúvida o que se ouve e lê, perceber que o dado é relevante para a vida e em melhorar o debate público.

Saindo do Chequeado, nos encontramos no La Nación, jornal impresso popular argentino. Além de conhecer a redação do jornal e a disposição das editorias e seção online, o jornalista Hernan Cappiello nos convidou para participar da reunião de capa da equipe La Nación.

No primeiro momento, os jornalistas e editores fizeram uma análise da cobertura da concorrência, o jornal Clarín. Durante a análise, discutiram sobre as matérias publicadas e comparam as capas do Clarín e do La Nación. Em seguida, fizeram um levantamento dos aspectos positivos da sua edição.

Após discutirem sobre o jornal do dia, passam a pensar sobre a capa do dia seguinte. Cada editor comentou sobre as pautas de sua editoria e, depois que todos já tinham expostos suas pautas, a equipe refletiu sobre a relevância de cada matéria e selecionaram as que iam para a capa e sua posição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *