Sábado também é dia de IX Jornalismo sem Fronteiras. O compromisso diário estava marcado para…
![](https://jornalismosemfronteiras.com.br/wp-content/uploads/2015/07/IMG_2149.jpg)
Aventuras portenhas
Mais um dia de bastante trabalho por aqui. Enquanto alguns participantes iam atrás de fontes para finalizar suas matérias, outros iam em direção ao metro para conhecer a cede do Chequeado, projeto que se dedica a verificação do discurso público, ao acesso à informação e a abertura de dados.
Chegando lá, fomos recebidos por Laura Zommer, diretora do projeto, que nos explicou todo o funcionamento dos “chequeos”. O chequeado dedica-se a verificar a veracidade de informações publicadas. Laura explicou que, para fazer uma boa checagem é preciso passar por oito etapas fundamentais:
- Selecionar uma frase ou dado público
- Ponderar sua relevância
- Consultar a fonte original
- Consultar a fonte oficial
- Consultar fontes alternativas
- Contextualizar
- Confirmar, relativizar ou desmentir a afirmação
- Qualificar
Desta forma, o Chequeado segue há 3 anos, financiado por diferentes doadores. Seu principal objetivo é ser imparcial e fornecer às pessoas a maior quantidade e qualidade de dados possíveis, para que a informação deixe de ser um privilégio. Além disso, investe em desenvolver a capacidade de colocar em dúvida o que se ouve e lê, perceber que o dado é relevante para a vida e em melhorar o debate público.
Saindo do Chequeado, nos encontramos no La Nación, jornal impresso popular argentino. Além de conhecer a redação do jornal e a disposição das editorias e seção online, o jornalista Hernan Cappiello nos convidou para participar da reunião de capa da equipe La Nación.
No primeiro momento, os jornalistas e editores fizeram uma análise da cobertura da concorrência, o jornal Clarín. Durante a análise, discutiram sobre as matérias publicadas e comparam as capas do Clarín e do La Nación. Em seguida, fizeram um levantamento dos aspectos positivos da sua edição.
Após discutirem sobre o jornal do dia, passam a pensar sobre a capa do dia seguinte. Cada editor comentou sobre as pautas de sua editoria e, depois que todos já tinham expostos suas pautas, a equipe refletiu sobre a relevância de cada matéria e selecionaram as que iam para a capa e sua posição.
This Post Has 0 Comments