MALU MÕES BUENOS AIRES Crédito: Malu Mões Uma redação imensa, cheia de pessoas e com…
Ainda sobre olhares
PAMELA MACHADO, DE BRASÍLIA
Em 2010, após o terremoto que destruiu o Haiti, Alan Marques, fotojornalista da Folha de S. Paulo, seguiu para a ilha caribenha juntamente com as tropas enviadas pelo Exército brasileiro, a fim de registrar a tragédia e acompanhar o trabalho do Batalhão Brasileiro de Força de Paz. Lá, viu a aflição no olhar de quem, para se hidratar, tinha de esperar o caminhão de donativos da Organização das Nações Unidas (ONU), e o sorriso no rosto do menino que jogava futebol com os soldados. Desta experiência, nasceu o projeto Bon Bagay- A luta no Haiti após terremoto. Nele, fotos sensíveis captam a dura realidade de um país recém-devastado por um fenômeno natural que destruiu várias vidas.
Fotos e grafias contam histórias. Por isso Alan acredita um contador de histórias não pode perder seu lado humano.
Na Capital Federal
O fotógrafo brasiliense nos mostrou várias fotos de coberturas de política. “Depois que eu solto as fotos, elas deixam de ser minhas”, disse para nos explicar que nem sempre a imagem capturada é a que vai para a publicação.Vimos duas versões da mesma fotografia: a “crua”, como chegou à redação e a finalizada, já como primeira página da Folha de S. Paulo. Recortes, edições na iluminação, legenda. Quem decide tudo isso é a redação.
E por falar em texto, uma imagem vale mais que mil palavras? Como você interpreta a fotografia a seguir?
Aparentemente, Luis Inácio Lula da Silva está fazendo uma oração, inclusive esta foi a narrativa construída sobre ela. Porém, o clique foi feito ao término de uma entrevista, quando Lula foi bater palmas ao trabalho acabado.
Agora, para provar que nem sempre a fotografia fala por si só, adiciono mais uma foto de A Alan Marques.
Quem está subindo e quem está descendo? O que está acontecendo?
Lula subia em direção a Fernando Henrique Cardoso para ser empossado Presidente da República.
This Post Has 0 Comments