Sábado também é dia de IX Jornalismo sem Fronteiras. O compromisso diário estava marcado para…
Pela 4ª vez, aí vamos nós…
Depois de:
– 3 encontros em São Paulo
– 1 semana de muita expectativa
– Uma quantidade considerável de malas despachadas
– Uma pitada de ansiedade no aeroporto
– 2 ½ horas de voo
Chegamos em Buenos Aires!
Ok, essa foto foi tirada no aeroporto em São Paulo… Mas tá valendo…
Uma noite gelaaaaaaada!!!!! Típico inverno argentino… Essa é a IV edição do programa. Para metade dos participantes essa era a primeira vez no país vizinho. Um olhar fresco, diferente e atento ao inusitado de quem está pela primeira vez nas ruas da capital argentina acrescenta muito ao grupo!
Na calle Libertad nosso grupo despachou as malas no hotel. Como era tarde da noite (quase onze) e no dia seguinte todo mundo tinha que acordar cedo, era hora de dormir.
Ainda assim alguns corajosos enfrentaram a noite fria e trocaram algumas horas de sono para ir comer empanadas…
Mas no dia seguinte, todo mundo cedinho esteve no café da manhã do hotel. Afinal, era hora do trabalho!
Integração
A edição do JSF desse ano teve uma novidade: estudantes de jornalismo de duas universidades argentinas se juntaram ao nosso grupo. Na manhã desta segunda a primeira reunião de pauta ficou assim: lotada!!!!!
A expectativa dos estudantes argentinos? Veja no depoimento de Josefina Lagreca:
Trocamos ideias, impressões, apresentamos as pautas que os repórteres brasileiros pretendem fazer, e os argentinos deram dicas valiosíssimas.
Ser correspondente é a melhor profissão do mundo!
Tem alguma coisa melhor do que logo no primeiro dia em Buenos Aires um grupo de estudantes de jornalismo ouvir uma frase dessa? Ela foi proferida por Marcia Carmo, correspondente da BBC e editora do Clarín Brasil. Nossa primeira convidada do programa contou um pouco de sua experiência ao longo dos 15 anos que está na Argentina além de dar algumas #Dicas.
“Marcia foi muito humana e simpática. Nos tratou como jornalistas e não como mero estudantes. E, acima de tudo, me deu uma vontade maior de seguir em frente!” – Ana Ardito, participante do programa.
Hora do trabalho!
Depois do almoço (alguns devoraram empanadas, outros foram de arroz com pollo, aqueles nada saudáveis preferiram os alfajores…) hora de voltar ao trabalho!
Como o dia era de integração, parte do grupo juntou-se aos estudantes argentinos e saíram pelas ruas de Buenos Aires (para trabalhar, é claro). Os repórteres passaram a tarde de segunda nos cafés, no hotel e até mesmo em uma agradável praça de Palermo pesquisando dados sobre suas pautas, entrando em contato com fontes, e alguns conseguiram até mesmo realizar entrevistas e encontrar personagens. Tudo em um só dia!
Estamos em solo argentino há pouco mais de 24 horas. Mas com tantas atividades parece que estamos aqui há anos!
No fim do dia, tudo terminou em pizza… (Mas por um bom motivo, claro! Comemorar o aniversário da integrante da equipe Natália)
Ainda teremos muitas pizzas, empanadas e alfajores para devorar nos próximos dias… Comeremos tudo isso, claro, enquanto estivermos pesquisando, apurando e escrevendo todas as pautas! Trabalho sempre!
Por enquanto, para um dia primeiro dia, está suficiente né?
Até breve…
This Post Has 0 Comments