Este curso é para mim?
Se o seu trabalho ou ambição é fazer jornalismo investigativo com base em dados (sejam públicos ou produzidos por algum outro meio), esta oficina vai te ajudar a construir e aprofundar reportagens.
Objetivo do curso: A proposta é capacitar os participantes a dominarem as competências elencadas como fio condutor das construções com base em dados. Além da explicação conceitual, faremos atividades práticas que permitam aprender, de fato, como você pode escrever uma reportagem em que os dados guiam a construção da narrativa.
A oficina é dirigida para quem não tem experiência com interfaces de bancos de dados, mas tem familiaridade com softwares de planilha. Ao final, o jornalista deve conseguir analisar bancos de dados publicados na íntegra por órgãos governamentais e publicar reportagens com essas informações.
Público alvo: Repórteres, editores, assessores de comunicação, jornalistas, estudantes de comunicação e relações públicas.
Conteúdos
O que é Jornalismo de Dados
- Conceito de Jornalismo de Dados
- A importância do Jornalismo de Dados no controle social e para a profissão
- Exemplos práticos
Competências a serem desenvolvidas
- Busca e tratamento próprio dos dados
- Habilidade para contar a história e as relações entre os dados
- Visualização dos dados como forma de ampliar a compreensão da própria história.
- A utilização de dados no jornalismo brasileiro
- Do jornalismo com dados ao jornalismo de dados
- O caso WikiLeaks: o poder dos dados
- Dimensões do jornalismo de dados
- Serenata de amor: políticos pegos pela boca
- Transparência e controle público
- LAI (Lei de Acesso à Informação)
- Guia rápido para trabalho de campo
- Narrativas investigativas
Na prática
100% prático – Nessa proposta prática vamos extrair, compilar e fazer o cruzamento de dados que darão base às reportagens produzidas. A ideia é conseguir produzir um material inédito e publicar de forma colaborativa no site do Jornalismo Sem Fronteiras.
Formador – Fábio Bispo é repórter especial do Jornal Notícias do Dia (RIC/Recerd) de Florianópolis. Publicou reportagens especiais com base em dados, como o caso “Esquema 138”, que revelou a máfia os táxis em Florianópolis; “Crimes no Cárcere”, sobre processos de violência dentro das cadeias de SC; entre outras. É colaborador da Agência Estadão e já publicou em veículos como Congresso Em Foco, Época, Estado de Minas, Farol Reportagem e outros.
Curso de Jornalismo de Dados – Jornalismo Sem Fronteiras
Onde: Rua Caiacanga, 133 – Mirandópolis – SP
Quando: 28 e 29 de outubro de 2017 – Sábado das 13h às 17h, domingo das 9h às 17h.
Investimento: R$ 410,00
Inscrições: até 23/10
Clique aqui para realizar sua inscrição.
Limite de 14 participantes por curso.
Pré-requisito – O aluno deve trazer seu próprio notebook e carregador
Inclui – Certificado de conclusão
Atenção:
Desistências do curso no período compreendido entre sua inscrição e 7 dias anteriores à data de início do curso deverá solicitar, pelo e-mail inscricoes@jornalismosemfronteiras.com.br ou por telefone (11) 95133-2600, a devolução do valor pago. Caso o aluno não manifeste, formalmente, sua desistência, sua situação será caracterizada como abandono de curso, não permitindo nenhuma devolução de qualquer valor já pago, nem cobranças posteriores.
A administração do Jornalismo Sem Fronteiras se reserva o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito de número mínimo de alunos inscritos ou por outro motivo de força maior, podendo ressarcir ao aluno o valor já pago, de forma integral.