skip to Main Content

Cerimônia de troca da bandeira mexe a rotina da Marinha em Brasília

AUGUSTO VALLE, DE BRASILIA

A rotina da Praça dos Três Poderes, em Brasília, é sempre alterada em um domingo de cada mês com a troca da bandeira do Brasil.
Em um dos pontos mais altos da capital federal, o movimento já tradicional da história das Forças Armadas atrai turistas, familiares e homens que trabalham na mudança de um dos maiores símbolos nacionais.
Organizado sempre por um braço militar, a substituição ocorreu neste domingo, 11, e contou com a presença de centenas de soldados, cabos e até o almirante geral do comando marítimo do país.

1
Crédito: Augusto Valle

Vestidos com o uniforme oficial, o grupo recebeu a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha e seguiu o protocolo da mudança: salva de 21 tiros, o hino nacional brasileiro e a recepção dos outros componentes das Forças Armadas.
Preparada com um palanque e a presença de alunos de escolas públicas do Distrito Federal e da Associação Brasileira, a cerimônia tem intenção de resgatar a tradição do culto à bandeira nacional.

A troca do símbolo é uma prática oficial das Forças Armadas, sendo dividida entre quatro braços do Ministério da Defesa: o Exército, a Aeronáutica, a Marinha e a polícia do Distrito Federal.

A bandeira tem mais 90 quilos e é trocada ao mesmo tempo que uma outra é retirada do topo do mastro, que tem uma altura de 110 metros.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top