skip to Main Content

O vício portenho pela literatura

Buenos Aires é uma das capitais com mais livrarias no mundo. Conheça um pouco mais sobre os sebos da capital argentina e a história dos livreiros, mestres quando o assunto é literatura

BEATRIZ DE DEUS

DE BUENOS AIRES

 

O cheiro do livro antigo mostra que o passeio acontece na Avenida Corrientes, uma das mais importantes de Buenos Aires. Atrás do balcão da Livraria Monk, o livreiro Alejandro Marcos olha atento todos que entram no estabelecimento em busca de mais um exemplar para sua coleção. Aos 65 anos de idade, o senhor de bigode branco orgulha-se em contar que trabalha com livros há mais de 40 e, mesmo depois de aposentado, continua trabalhando nas livrarias de um amigo.

Buenos Aires tem tradição de leitura. A cidade foi escolhida em 2011 pela Unesco como a Capital Mundial do Livro e, segundo o livreiro Alejandro, o título não foi dado por mero acaso. “Os argentinos leem, mas o portenho especialmente é uma pessoa que lê muito”, diz. A prova disso é a variedade de tipos de livrarias que a cidade possui. Além das livrarias convencionais, existem as livrarias de saldos e os antiquários.
Mesmo com a crise econômica, Alejandro afirma que nunca viu uma livraria fechar e que, quando isso estava para acontecer, os funcionários do estabelecimento resolveram a situação. “O dono colocou uns cartazes avisando que estava liquidando tudo, mas foi tanta a quantidade de gente que entrou comprar e falava para não fechar que os empregados formaram uma cooperativa. Portanto, a livraria ainda continua funcionando. Não fechou”, conta.

Alejandro é um homem movido por sua paixão pelos livros. Em todos os anos ele faz uma limpeza em sua biblioteca e doa os livros que não quer mais para uma biblioteca de seu bairro, prometendo à esposa que não vai comprar outros exemplares. “Mas no outro dia eu já apareço com um livro novo. Para mim, o livro é um carinho especial que tenho”, diverte-se.

Mesmo morando no Brasil por quatro anos, o livreiro Alejandro é crítico e diz que não existem livreiros por aqui. Para ele, os “livreiros” brasileiros não tinham conhecimento sobre os livros que a loja possuía nem sobre autores e traduções. “Ser livreiro é uma coisa, outra coisa é ser vendedor de livros. Não é a mesma coisa. Vender livros, qualquer um vende.”

Ao ser questionado sobre os livros digitais, Alejandro não se preocupa com o assunto. O ar de tranquilidade não muda ao afirmar categoricamente que o livro digital não é uma ameaça para o tradicional livro em papel, já que o povo argentino gosta de sentir o cheiro do livro. E não ouse falar sobre best sellers famosos com ele! Ao contar uma história de quando um vendedor ofereceu para que ele lesse a saga “Harry Potter”, Alejandro diz: “Prefiro reler os livros que já tenho em casa. Tem autores que não cansam”.

O orgulho toma conta de Alejandro ao falar sobre a capacidade que os livreiros têm de identificar o perfil de um leitor. “Livreiro é aquele que, quando entra o freguês, sabe mais ou menos o que ele pode estar procurando. Quando ele fala que procura tal autor e não tenho na loja, sugiro outro de um autor parecido”, diz.

Alejandro Marcos é uma enciclopédia viva sobre literatura. O senhor portenho cita autores e livros com a mesma facilidade com que fuma seu cigarro durante o dia de trabalho na Livraria Monk ou na Livraria Argonautas, ambas de seu amigo. “Quem entrou no livro e gosta dele é difícil de sair. É como o cigarro. É uma coisa de vício”, resume.

Alejandro Marcos sempre recebe turistas que buscam livros com preços mais atrativos. Foto por: Fernanda Miranda
Alejandro Marcos sempre recebe turistas que buscam livros com preços mais atrativos. Foto por: Fernanda Miranda

 

A livraria que Alejandro trabalha está no coração da Avenida Corrientes. Foto por: Beatriz de Deus
A livraria que Alejandro trabalha está no coração da Avenida Corrientes. Foto por: Beatriz de Deus

Público específico

Luis Figueroa é dono de um antiquário parecido com livrarias que costumamos ver em filmes. Localizado na Rua Maipú, centro de Buenos Aires, o local pequeno é repleto de livros de páginas amareladas e suas prateleiras altas e abarrotadas guardam histórias dos mais de 33 anos em que seu dono trabalha com livros.
Ele explica que os antiquários são os locais preferidos dos colecionadores profissionais e que sua função é entregar livros raros para pessoas que buscam esse tipo de produto. “Há um grupo de pessoas no mundo que coleciona, que resgata. Nós somos uma espécie de SOS”, define.
Diferentemente das livrarias de saldo, os preços dos livros na Livraria Figueroa não são tão atrativos para o público em geral, já que grande parte das peças existentes no local possui mais de um século de história.
Nos antiquários, alguns livros são guardados com um cuidado maior para que não sejam danificados. Orgulhoso, Figueroa mostra um exemplar raro do ano de 1957 autografado por Pablo Neruda. Enquanto não aparece um comprador para essa raridade, o experiente livreiro guarda os livros como um grande troféu.
Já que o local possui preços elevados, existe crise no setor? Figueroa diz que sim e que muitos colecionadores preferem esperar para adquirir os livros, priorizando o pagamento de contas e a compra de roupas e alimentos, por exemplo. Enquanto não compram, eles encontraram a solução para não ficarem sem o prazer dos livros. “Os que são leitores voltam a livros que já leram há muitos anos, já que podem postergar um pouco a necessidade de comprar”, comenta.
Luis Figueroa é dono de um antiquário, lugar preferido dos colecionadores de livros. Foto por: Taísa Luna
Luis Figueroa é dono de um antiquário, lugar preferido dos colecionadores de livros. Foto por: Taísa Luna
Os antiquários possuem livros que as livrarias de saldo não comercializam. Foto por: Taísa Luna
Os antiquários possuem livros que as livrarias de saldo não comercializam. Foto por: Taísa Luna
Sem crise
De volta à Avenida Corrientes, Rubem Gutierrez espera os clientes atrás do balcão da Livraria Lucas conversando com um colega. O livreiro trabalha na livraria desde sua inauguração, há 20 anos. Sempre com um sorriso no rosto, atende a todos que adentram o estabelecimento em busca de exemplares que proporcionem uma boa leitura.Rubem explica que a crise não é tão forte como se pensa e reitera que as livrarias estão na contramão dos demais comércios do país. “Meu companheiro abriu outra livraria em outra quadra da crise. Não é culpa da crise”, diz.

Mesmo sendo mais jovem que Alejandro Marcos e Luis Figueiroa, Rubem une-se à categoria de homens que fazem do livro mais que uma profissão. Para eles, o livro significa uma vida toda de dedicação à cultura. E esse é o papel dos livreiros portenhos: mudar a vida das pessoas e até mesmo a própria vida através dos livros.

Próxima ao Obelisco, importante ponto da cidade, a Livraria Lucas é uma das favoritas do público que passeia pela Avenida Corrientes. Foto por: Beatriz de Deus
Próxima ao Obelisco, importante ponto da cidade, a Livraria Lucas é uma das favoritas do público que passeia pela Avenida Corrientes. Foto por: Beatriz de Deus

 

A Livraria Lucas possui um grande números de livros com preço de saldo. Foto por: Beatriz de Deus
A Livraria Lucas possui um grande números de livros com preço de saldo. Foto por: Beatriz de Deus

 

BEATRIZ DE DEUS é jornalista e participou do “Jornalismo sem Fronteiras”, que leva jornalistas e estudantes de comunicação a Buenos Aires para um mergulho de 10 dias no trabalho de correspondente internacional.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top