skip to Main Content

Da agitação à calmaria

JULIANA LIMA, DE BRASÍLIA

Depois de conhecer o movimentado Congresso, domingo foi o dia de visitar o Palácio do Planalto, onde fica localizado o Gabinete Presidencial do presidente da República, além disso o prédio abriga a Casa Civil, a Secretária- Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. E também é a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro.
O objetivo principal no domingo era visitar o Palácio, entretanto fomos surpreendidos com o evento da troca da Bandeira Nacional, por isso a nossa visita foi remarcada para às 11h30. O Palácio, só abre para visitação aos domingos, e o número máximo de visitantes é 200 pessoas.
Antes de começar a visita, ainda do lado de fora do Palácio, o nosso grupo com 15 pessoas, viu um vídeo institucional que praticamente mostrou todas as saídas de emergência do Palácio do Planalto.

Entrada do Palácio do Planalto. Créditos: Fábio Bispo
Entrada do Palácio do Planalto. Créditos: Fábio Bispo

Ao entrar no Palácio o primeiro ambiente a ser visto, ainda no térreo, é um vasto salão com poucos móveis, muitas janelas de vidro e algumas obras de arte. Em uma das paredes é possível observar molduras com fotos em preto e branco de todos os presidentes do Brasil.

Presidentes do Brasil
Presidentes do Brasil

No segundo andar encontramos outro espaço amplo, entretanto com mais obras de artes, entre elas a obra Evolução, e objetos idealizados pelo arquiteto Oscar Nieweyer e pelo designer Sérgio Rodrigues.
m n
Nesse ambiente também estão os salões Leste, Nobre, Oeste, Oval e Secretaria de Imprensa e Divulgação.
c

Além disso, na parte de fora ficam os dragões da independência, dois guardas com trajes de soldados e cada um segura uma bandeira, eles ficam das 8 hrs até 18hrs em pé, revezando a sua posição.

Dragões da Independência
Dragões da Independência

No terceiro andar temos o Gabinete Presidencial e dos seus assessores mais diretos. O ambiente também conta com um hall de espera, com tapete, poltronas, e obras de arte. A visita termina depois da visita ao Gabinete Presidencial.

g

h

No Palácio do Planalto tudo é minuciosamente cuidado e organizado, durante as visitas só pode entrar um grupo de cada vez, e todos eles são acompanhados por um segurança. Um ambiente tão silencioso que parece um museu, chega a ser difícil acreditar que normalmente esse ambiente é agitado.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top