skip to Main Content

A vez é dos jovens

ETHEL RUDNITZKI, DE BUENOS AIRES

Hoje fui à redação do Chequeado, primeira iniciativa de fast-checking da América Latina. Lá, além de entender melhor como se financia uma mídia alternativa e aprender como checar informações de maneira mais apurada, percebi outra coisa: o jornalismo de hoje é dos jovens!

A redação é composta por apenas 11 funcionários fixos além de alguns freelancer e colaboradores pontuais. Dessas pessoas, 2/3 deviam ter por volta de 30 anos. Por mais que trabalhem muito e não recebam salários fartos como os de jornalistas de carreira, produzem conteúdo de qualidade e que se vende. No Chequeado, os redatores sabem que divulgam informações de interesse geral e que vão repercutir… E que jornalista precisa mais do que isso?

No início da noite, conversei com Alejandro Rebossio, que foi correspondente do El País e trabalha agora para o Deutsche Welle, e faz textos para o La Nación, Internazionale e Anfíbia. Ele é o típico jornalista que já deixou sua marca, já deu furos, já fez grandes coberturas e reportagens memoráveis. Mesmo assim, foi despedido do El País para dar lugar a pessoas mais jovens e com salários mais baixos.

Olhando para mim e meus colegas, quase todos com menos de 3 décadas de vida, Alejandro lembrou que somos o futuro do jornalismo. Sabendo disso, nos aconselhou a sermos pessoas boas: empatia e ética é o que ele quer ver nos jornais no futuro próximo. Eu me comprometerei com isso.

Fotos: Jack Moraes | Jornalismo Sem Fronteiras
Fotos: Jack Moraes | Jornalismo Sem Fronteiras

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top