skip to Main Content

Unesco lança manual sobre cobertura de terrorismo para jornalistas

A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) apresentou na última segunda-feira (27) um manual para ajudar jornalistas na cobertura de temas relacionados ao terrorismo. O objetivo é orientar os profissionais a ter cuidado com fontes, mensagens fora de contexto e conseguir informar o público sem correr o risco de ajudar de alguma forma os terroristas.

O manual, disponível gratuitamente online, tem versões em inglês e francês e é composto por 110 páginas que examinam a natureza do terrorismo e os desafios surgidos para os jornalistas, em particular o de fornecer informações equilibradas “sobre um assunto tão carregado emocionalmente”, segundo informações da Efe.
A partir de exemplos recentes, o documento aborda questões como o tratamento dado às vítimas, a forma de verificar os rumores, como acompanhar as investigações das autoridades, os encontros com terroristas e as informações dos processos nos quais são julgados. No manual, também há um capítulo destinado à segurança dos próprios jornalistas, especialmente os sequestros dos quais podem ser alvo.
Neste link aqui, é possível baixar a versão em inglês do manual.
manual_terrorismo

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top