skip to Main Content

Matando a fome de quem precisa

Os refeitórios populares estão aumentando na Argentina. Conheça a iniciativa da Cáritas Buenos Aires que está ajudando a melhorar a situação dos mais pobres da capital argentina

BEATRIZ DE DEUS

DE BUENOS AIRES

 

A Praça da Constituição é o retrato de que Buenos Aires está longe de ser a capital próspera como a Avenida Nove de Julho demonstra ser. Andando em direção ao número 1407, a pobreza vai ganhando espaço na figura de pessoas simples que estão pela rua. Ao chegar, a porta de metal está fechada e três homens e uma mulher perguntam se desejamos entrar. Após a confirmação, batem com força e somos atendidos por voluntários que terminam mais um dia de trabalho.

Este é o caminho para chegar ao refeitório San Vicente, um dos mais de 60 espalhados por toda a capital argentina. Com mais de cem anos de existência, o refeitório popular é mantido pela congregação religiosa Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e atende uma média de 100 pessoas por dia.

Mantidos pela Cáritas de Buenos Aires, os refeitórios funcionam de forma independente e cada um deles possui um público específico para atendimento e dias e horários diferentes de funcionamento. Segundo Daniel Gassmann, vice-presidente da Cáritas Buenos Aires, a estrutura é grande para conseguir atender toda a demanda. “Há mais ou menos mil voluntários nos refeitórios, já que são dez ou quinze por refeitório”, comenta.

A responsável pelo refeitório San Vicente é a irmã Solange Ostane, haitiana que está na Argentina há apenas quatro meses. Com um avental de seu país de origem e um sorriso no rosto, Solange conta que nunca viu uma ação como os refeitórios nem no Haiti e nem em nenhum dos países em que morou desde que se tornou freira, há 35 anos.

Irmã Solange conta que o refeitório San Vicente recebe uma verba diária do governo municipal para se manter e que sempre há um cardápio programado. Segundo ela, o refeitório atende somente homens por causa de sua origem, já que começou atendendo trabalhadores de fora que chegavam a Buenos Aires. Porém, com a crise que atinge a Argentina, ela diz que notou uma mudança no número de homens atendidos: “É evidente que há aumento da pobreza. A sociedade está mudando, há mais situação de rua”.

A porta do refeitório San Vicente já estava fechada meia hora após o início da distribuição das refeições. Foto por: Angélica Almeida
A porta do refeitório San Vicente já estava fechada meia hora após o início da distribuição das refeições. Foto por: Angélica Almeida

Martha Frassinelli trabalha no refeitório San Vicente há 11 anos como assistente social. Além de ajudar em questões práticas como documentos e até mesmo com verba financeira, ela conta que, muitas vezes, a necessidade material não é a mais importante. “Há aqueles que necessitam ser escutados. Alguns não querem conversar, porque quando terminam somente agradecem por ter escutado”, diz.

 

Foto2
Martha Frassinelli presta assistência no refeitório San Vicente há 11 anos. Foto por: Angélica Almeida

No refeitório, os voluntários também são homens atendidos pelo serviço. Eles chegam perto das sete da manhã para arrumar o espaço que serve, além do almoço, o café da manhã. Porém, a rotina de Irmã Solange já começou antes. Ela trabalha desde as seis horas e é a primeira a chegar para começar a preparar os alimentos que serão distribuídos no dia.

Daniel Gassmann ressalta que os refeitórios são iniciativas importantíssimas para a sociedade e não acredita que a Argentina seja pioneira no serviço. “Em todos os lados as pessoas precisam comer e em todos os lados a comida é básica”, comenta o vice-presidente da Cáritas. Segundo ele, ainda não há dados atualizados do ano de 2016, mas os refeitórios estão aumentando muito no país por causa da crise econômica.

 

O refeitório San Vicente é pequeno, mas recebe uma média de 100 pessoas diariamente. Foto por: Angélica Almeida
O refeitório San Vicente é pequeno, mas recebe uma média de 100 pessoas diariamente. Foto por: Angélica Almeida

 

O trabalho da Cáritas

Não foram somente os refeitórios que ganharam notoriedade da população nos últimos anos. Segundo Gassmann, a forma de divulgação do trabalho da organização religiosa mudou.

“Há muitos anos a Cáritas faz esse trabalho, não só na Arquidiocese de Buenos Aires como no país. A Cáritas fez esse trabalho muitos anos em silencio, mas hoje tem a virtude de ter convertido a solidariedade em um valor social”.

E foi através dessa mudança e da divulgação nos veículos de comunicação que Mabel Arce conheceu o trabalho da Cáritas. Mabel é voluntária e atua em um projeto que busca unir pessoas que procuram empregos domésticos às pessoas que querem contratar esses trabalhadores.

Segundo Mabel, a crise mudou o perfil das pessoas que buscam emprego com a ajuda da Cáritas. O perfil majoritário são mulheres de 20 a 60 anos de idade, porém o cenário se alterou e homens jovens também estão se oferecendo para serviços domésticos em Buenos Aires.

Mabel é cosmetóloga e trabalha na Cáritas do centro de Buenos Aires duas vezes por semana, no período da manhã. Questionada sobre o motivo de estar desenvolvendo esse trabalho, ela responde com voz calma e expressão serena: “Dar meu tempo com carinho é muito gratificante”.

 

Mabel Arce doa seu tempo para a Cáritas desde fevereiro. Foto por: Angélica Almeida
Mabel Arce doa seu tempo para a Cáritas desde fevereiro. Foto por: Angélica Almeida

 

 

BEATRIZ DE DEUS é jornalista e participa do “Jornalismo sem Fronteiras”, que leva jornalistas e estudantes de comunicação a Buenos Aires para um mergulho de 10 dias no trabalho de correspondente internacional.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top