skip to Main Content

6 ferramentas essenciais do jornalismo digital, segundo Reported.ly

Reported.ly foi uma operação de notícias que cobriu notícias de última hora principalmente em plataformas sociais e distribuídas. Foi também o primeiro site que muitas pessoas usavam para verificar notícias em desenvolvimento. Mas em agosto de 2016, sua empresa-matriz, a First Look Media, retirou o financiamento e fechou o site.

A equipe do Reported.ly era pequena e espalhada por todo o mundo, o que significava que dependia de muitas ferramentas digitais e sociais. Antes que de fechar, a equipe compilou uma lista de algumas das ferramentas que considerou mais úteis. Conferimos suas seis favoritas.

  • Em seu site, a equipe de Reported.ly escreveu um post —um resumo de algumas das ferramentas favoritas do Reported.ly — que lista 11 no total, com dicas e “por que nós amamos”. Aqui estão as seis que apresentamos.
    1. Ferramentas de geolocalização, como BanjoTwitter Advanced Search SAMdesk, ajudaram a equipe a encontrar relatos e reações locais a grandes eventos de notícias.
    2. Ferramentas de pesquisa reversa de imagem, como Google Image Search e Tineye, permitiram que a equipe verificasse a autenticidade de uma foto e ajudou a descobrir fotos antigas marcadas como novas.
    3. Google Earth é útil para reconhecer marcos em imagens para ajudar a identificar uma foto ou local específico do vídeo. O Reported.ly também usou o Google Earth para criar uma tour virtual de locais no Nepal afetados por um terremoto.
    4. Trends24 deu à equipe uma visão global dos tópicos de tendências e hashtags.
    5. Quickshot para Mac, um gerenciador de tela que mantém os arquivos organizados e desktops arrumado, agora se chama Screenie.

    Gerentes de mídia social: Clientes como como Tweetdeck e HootSuite ajudam a monitorar os feeds de Twitter no mundo todo e pesquisar por frases específicas como “explosão” e “urgente”.

  • As outras ferramentas na lista incluem BreakingNews.com, as newsletters Pablo by BufferGIF Keyboard for Mac e Slideshare.
  • Breaking News, um aplicativo popular e conta de Twitter da NBC News também foram incluídas na lista do Reported.ly. Mas no dia 31 de dezembro, o Breaking News também foi fechado por sua empresa-matriz.
  • Desde que o Reported.ly foi dissolvido em agosto, não houve atualizações oficiais sobre os planos para o seu futuro. Mas o fundador Andy Carvin diz que espera trabalhar com a First Look Media para eventualmente se apropriar do Reported.ly e levá-lo para outro lugar.

 

Os vídeos do Futures Lab do Reynolds Journalism Institute apresentam novas ideias, técnicas e desenvolvimentos que ajudam a criar inovação e mudança em redações de diferentes plataformas. Visite o site do RJI para acessar o arquivo de vídeos do Futures Lab. Você também pode receber notificações por email de cada novo episódio.

Imagem principal sob licença CC no Flickr via Esther Vargas

 

Fonte: IJNet

Por: Rachel Wise

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top