skip to Main Content

Jornalismo & Poder – Os entrevistados de 2014

Conversando com o Poder

Graça LimaDiplomata e grande negociador comercial brasileiro. Atualmente é subsecretario-Geral de Assuntos Políticos 2 (área responsável pelas relações políticas e econômicas do Brasil com a Ásia, , Oceania e BRICS).  Foi Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos do Itamaraty nos anos 90 e embaixador da missão do Brasil em Bruxelas (final do governo FHC). No governo Lula atuou nos consulados do Brasil em Nova York e em Los Angeles. Quando retornou a Brasília, foi nomeado pelo então ministro Antônio Patriota                                                                                  para Inspetoria do Serviço Exterior.

Izabella Teixeira

Ministra do meio ambiente. Mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ, foi subsecretária da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro de 2007 a 2008 e secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente de 2008 a 2010.

 

Começou a carreira jurídica em São Paulo, assumindo em 1986 o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça. Em 2003 foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal por decreto do presidente Lula. Em 2010 foi eleito pelos demais ministros presidente do STF cargo que ocupou de 2010 até 2012.

 

Conversando com quem cobre o Poder 

 

Eliane Cantanhêde

Especialista em política, escreveu uma coluna na Folha de S. Paulo de 1997 a 2014. Participa do programa “Em Pauta”, da Globo News. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília passou pelas redações do Jornal do Brasil, Veja, O Globo e O Estado de S.Paulo. É autora de três livros: Brasília (Publifolha, 2005); José Alencar – Amor à Vida (2010, Sextante) e O PFL (Publifolha, 2009).

 

Fernando RodriguesRepórter especial da Folha de S. Paulo em Brasília por 27 anos. Colunista do UOL. Mestre em Jornalismo Internacional pela City University, de Londres, começou sua carreira em 1985 no Diário do Grande ABC. Em 1987 foi trabalhar na Folha, onde está até hoje, e no jornal foi editor de economia, correspondente em Nova York, Washington e Tóquio. Fez a cobertura de todas as eleições presidenciais diretas pós-ditadura militar e ganhou quatro Prêmios Esso.

Josias de SouzaColunista de política do UOL. Trabalhou na Folha de S.Paulo por 25 anos e foi repórter, diretor da sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em 2011 com a série de reportagens “Os papéis secretos do Exército”. Com Gilberto Dimenstein escreveu o livro “A História Real – Trama de uma Sucessão”, que conta os bastidores da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República.

Lisandra ParaguassuFormada em jornalismo pela PUC-RS, trabalhou nas redações do jornal O Globo e Folha de S.Paulo. Atualmente é repórter em Brasília do jornal O Estado de S.Paulo.
 

 

 

Sergio LeoColunista do jornal Valor Econômico, é formado em jornalismo pela UFRJ é especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Começou sua carreira como estagiário do jornal O Globo. Trabalhou em grandes redações como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, Isto É, O Globo e TV Globo. Mora em Brasília desde 1985 e foi professor no Curso de Extensão de Jornalismo Econômico da UnB. É autor do livro “Ascensão e Queda do Império X”, lançado em 2014.

Tania Monteiro

Repórter do jornal o Estado de S.Paulo, experiente na cobertura do Palácio do Planalto, já acompanhou várias visitas presidenciais.

 

 

 

Especialista em Políticas Públicas, escreveu grandes reportagens sobre denúncias de corrupção no governo federal. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou em Brasília na TV Manchete e nas sucursais do Estado de S. Paulo e da Gazeta Mercantil. Trabalhou na Folha de S. Paulo como repórter especial e chefe de redação da sucursal em Brasília. Depois, dirigiu a sucursal da revista IstoÉ e saiu pouco depois para se dedicar às grandes reportagens.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top