skip to Main Content
Entre em contato: +55 11 95133-2600
Digressões

Digressões

Olá caro leitor. Reabrimos o blog!

Como o diário de ontem ficara demasiado longo com minhas divagações históricas sobre a cidade, esqueci de contar-lhe uns detalhes importantes. Peço que o leitor me perdoe. Também não gosto de digressões, mas vou fazê-las desta vez pois as considero necessárias.

Congresso

Em nosso primeiro dia conhecemos o Congresso Nacional.

O Congresso é composto por duas casas: a Câmara dos Deputados e o Senado. Para simplificar: sabe quando você assiste ao Jornal Nacional e vê aqueles dois “pratos”, um de cada lado, e bem no meio dois prédios? Pois então… O prato que está “virado pra cima” é a Câmara, e o que está “virado pra baixo” é o Senado. Olhando de perto percebemos que o “prato” da Câmara é maior, afinal ele contém maior número de representantes (513 deputados no total).

 

Senta que lá vem história

https://www.youtube.com/watch?v=G6O1iUiFPPc

A primeira Constituição Brasileira, de 1824, criou a tradição do bicameralismo ao se inspirar na Carta monárquica francesa após a queda de Napoleão Bonaparte. Ao mesmo tempo que estabelecia duas Câmara Legislativas, a Constituição Imperial determinava, em seu art. 14, a existência de uma Assembleia Geral, composta pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

O regime autoritário, a partir de 1964, manteve a estrutura essencial do Congresso Nacional, mas há um período de supremacia do Executivo sobre o Poder Legislativo. O Presidente da República voltou a fazer largamente o uso da figura do decreto-lei, a capacidade de o Poder Legislativo se contrapor ao Presidente era extremamente limitada.

Nossa visita ocorreu em um dia perfeito. Chegamos em Brasília numa semana agitada. Como fiquei sabendo mais tarde, segunda é um dia bem “morno” na câmara, e os setoristas tem bastante dificuldade para encontrar pautas. Mas na tarde de ontem estava acontecendo a escolha dos nomes dos deputados que fariam parte da Comissão que analisará o pedido de Impeachment de Dilma.

De início fomos apenas para uma visita. Dentro da casa, a visita correu como estava no protocolo.

Para não ficar só no dia de ontem, vamos aos fatos do dia:

– Pela manhã fomos brindados com um sol lindo na capital federal;

– Acompanhamos nos jornais impressos e televisivos a cobertura sobre os acontecimentos que os participantes acompanharam de perto no Congresso;

– No caminho do hotel até o Centro Empresarial Norte passamos ao lado de pontos turísticos da cidade, como a Torre de TV e o Estádio Mané Garrincha;

– A manhã foi cheia de aprendizados e dicas com Igor Gielow, diretor da Sucursal de Brasília da Folha.

– A tarde e a noite foi de muita produção de trabalho!

12311096_1209516099063528_5293678574670247618_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *